JG, O Mistério do Jogo das Paciências

--- Se o nosso cérebro fosse tão fácil de compreender - disse ele - seríamos, de qualquer modo, tão tolos que não o conseguiríamos compreender.
Fiquei a meditar bastante tempo sobre aquela frase. Por fim, cheguei à conclusão de que aquilo respondia quase cabalmente à minha pergunta.
O meu pai continuou:
--- Existem cérebros muito mais simples do que o nosso. Podemos compreender, até certo ponto, como funciona o cérebro da minhoca. Mas a própra minhoca não o consegue compreender, pois o cérebro dela é demasiado simples.
--- Pode ser que haja um Deus que nos compreenda - disse por meu turno.
O meu pai sobresaltou-se. Creio que se sentiu orgulhoso por eu ter colocado uma questão tão ajuizada.
--- Sim, é provável - disse ele. - Nesse caso, ele seria tão complicado que não seria capaz de se compreender a si próprio.
(...)
--- Se é que existe um deus - continuei, - ele sabe jogar às escondidas com as suas criaturas.
O meu pai partiu-se a rir, mas sei que ele concordava plenamente comigo.
--- Talvez ele tenha ficado chocado quando viu o que criou - disse o meu pai. - E deixou tudo atrás de si. Sabes uma coisa? Não é fácil saber quem ficou mais perplexo: se foi Adão ou o Mestre. Creio que um acto de criação desta envergadura deixa ambas as partes estupefactas. Mas admito que, ao menos, poderia ter assinado a obra de arte antes de desparecer.
--- Assinado?
--- Podia ter gravado o nome numa rocha ou numa coisa do género.
--- Não acreditas, então, em Deus?
--- Não foi isso que disse. O que acabo de dizer é que Deus está no céu a rir-se dos homens que não acreditam nele.
O meu pai continuou:
--- Mesmo que ele não tivesse deixado cartão-de-visita, deixou-nos o mundo. Acho que isso basta.
(...)
Ficou sentado a pensar. Depois prosseguiu:
--- Uma vez um astrounata e um neurogião russos discutiam sobre a fé cristã. O neurogião era cristão e o astronauta não era. O astronauta gabava-se: «Estive muitas vezes no espaço e nunca vi anjos.» O neurocirurgião ficou boquiaberto e respondeu: «E eu já operei muitos cérebros inteligentes, mas nunca vi um único pensamento
Agora foi a minha vez de ficar boquiaberto.