Algo que penso ser totalmente desnecessário é o conjunto de fichas que, como aluno, tenho de preencher. Ao longo do ano, sempre vai surgindo uma ficinha ou outra, onde as questões são deveras semelhantes às anteriores e, algumas, inoportunas: que interesse irá ter o conhecimento do meu local de estudo ou o tempo que demoro a deslocar-me à escola?
E o mais chato é, sendo o meu pai encarregado de educação, ter de repetir as mesmas informações, no que consta dos dados do meu pai e nos dados do encarregado de educação.

Talvez os professores coleccionem as fichas dos seus alunos, como qualquer puto faz com cromos da Panini: trocam e 'retrocam' e voltam a trocar:
'Josefa, tenho fichas repetidas do aluno X
do Y ano, não tens ai para a troca?'

Se assim for, a minha ficinha será deveras valiosa...
não é qualquer um que faz para colocar o Canário no seu agregado familiar.